quarta-feira, 11 de junho de 2014

Livro O Nobre Deputado



No livro, lançado recentemente pela editora Leya, o magistrado – idealizador do projeto da Lei da Ficha Limpa – descreve as práticas de um personagem fictício chamado Cândido Peçanha, um deputado que faz tudo pelo poder. “É a representação de parlamentares que existem, que ocupam grande parte das cadeiras parlamentares do Brasil e que precisam deixar de existir”, disse Márlon Reis ao Fantástico.
Para criar o personagem, Márlon Reis ouviu histórias reais de mais de cem pessoas que transitam no mundo político.
Você conhecerá de forma viva, curiosa e, por vezes, engraçada, a rotina de alguém disposto a fazer tudo para alcançar e permanecer no poder.

MUJICA

Uma era de liberdade

Mujica ex guerrilheiro agora com 79 anos é presidente do Uruguai, considerado o presidente mais pobre do mundo doa 90% do seu salário para instituições, vive em uma pequena casa rural sem empregados e quando questionado sobre isso ele simplesmente diz que não precisa de muito para viver.
  Desde o inicio de seu mandato vem surpreendendo o mundo, destruindo tabus como o aborto, a maconha e o casamento gay, muitos destes ja haviam deixado de ser tabus para a sociedade e Mujica tendo em vista essas mudanças socioculturais decide dar um fim nestes ''TABUS''.




terça-feira, 3 de junho de 2014

Joaquim Barbosa vai se aposentar




 O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, está prestes a anunciar a aposentadoria. Joaquim Barbosa tem 59 anos e só precisaria deixar o cargo de ministro em 2024.Mas ele já comunicou a decisão ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), e à presidente Dilma Roussef (PT), em encontros reservados com ambos.
Em seus quase 12 anos como ministro do Supremo Tribunal, Joaquim Barbosa colecionou bate-bocas, discussões ríspidas, trocas de ameaças, ofensas e algumas confusões.
            Marco Aurélio Mello foi um dos ministros que tiveram acaloradas discussões com Barbosa no Supremo. Em 2004, Barbosa chegou a chamar o colega para “resolver a questão fora do tribunal”. Já em 2008, após declarar não ser um “negro submisso”, Marco Aurélio disse que o colega era complexado.
O recesso do Supremo começa no próximo dia 1º de julho. Na despedida em plenário, Barbosa, após comunicação formal da decisão aos colegas, apresentou um discurso rápido e objetivo, anunciando que já alcançara 41 anos de serviço público. O ministro não disse o motivo pelo qual antecipara a aposentadoria, já que tinha mais 11 anos até alcançar a compulsória. A dúvida, agora, é quanto ao futuro do ministro do STF, após a aposentadoria. Durante o encontro com a presidente Dilma Rouseff, no qual comunicou sua decisão, ele teria informado que pretende passar o período da Copa e do processo eleitoral nos Estados Unidos, em seu apartamento de Miami. Seu apoio estaria sendo disputado entre os oposicionistas Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). A algumas especulações para sua aposentadoria precoce, é claro sempre vai ter, mas por enquanto permanece um mistério. Em entrevista ao G1, em 27 de março de 2014, quando questionado sobre sua aposentadoria, diz que ainda ficaria por algum tempo no STF(Supremo Tribunal Federal), deixando bem claro que não tinha menor pretensão de abandonar o cargo tão cedo. E 3 meses depois simplesmente anuncia sua aposentadoria sem mais nem menos. E agora quem irá nos defender.
Aqui está a entrevista com Joaquim Barbosa mencionada no texto:

http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/03/joaquim-barbosa-e-o-entrevistado-da-estreia-de-roberto-davila-na-globonews.html